Páginas

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Copos e Copas

Vejam vocês. Está acontecendo um torneio mundial de futebol. E o Brasil não se mobilizou pra isso?

Engraçado. Está acontecendo uma Copa do Mundo. E ninguém ainda não deu a mínima pra isso. Mas também pudera, é futebol feminino...

Dirá usn professores que isso é o estigma do machismo no país. Que eu estou sendo preconceituoso (RACISTA!) e que as mulheres devem, sim, levar seu destaque no esporte. Principalmente no futebol, que sempre foi um esporte de cabra macho.

Mas eu fiquei pensando um pouco no que a minha (sábia e adorável) mãe disse. Ela, uma amante do futebol, me soltou uma dessa:

- Que coisa mais sem graça! Futebol de mulher é um saco!

Apesar de essa frase parecer um trocadilho, ela está correta. Futebol feminino é uma coisa apática, sem aquela correria nos 90 minutos de jogo. O embasamento da frase está no Pan de 2007 - o Pan da Rede Glóbulo. É uma coisa que está deveras aquém da grandiosidade, por exemplo, do voleibol. Aí sim, elas têm o seu lugar garantido.



Há quem afirme e reitere que futebol é coisa de macho, viril. Acho que não, a começar pela própria síntese do futebol, que é 22 homens atrás de uma bola, sendo que dois tem que agarrar com as mãos. E ainda tem gente que colabora com essa má-fama do esporte.


Mas para mim, a pior viadagem que pode existir é aquela relacionada à arbitragem. Já diria Armando Marques: tem coisas que a gente vê e tem coisas que a gente não vê. fazer o quê, né?

Um comentário:

Anônimo disse...

Lamentável seu post sobre o futebol feminino. Que a sua mãe, nascida num tempo em que a única ocupação das mulheres era servir de "empregada doméstica" para os homens, tenha uma opinião dessas é até admissível, mas para quem é jovem, gosta de mulher e de futebol essa observação que futebol seja feminino chato, é realmente muita estranha.