Páginas

sexta-feira, 7 de março de 2008

$O$ Saúde

Em que país vivemos?

De vez em quando eu paro e me pergunto. Que merda está acontecendo em terras brasileñas? Consultar no SUSto está cada vez pior. Tem médico que não quer trabalhar no SUSto mesmo com altos salários - seja por causa da má fama do sistema, seja por causa da violência que cerca determinados locais cobertos pelo SUSto. Ribeirão das Neves que o diga. Notícia velha, situação antiga.

Aumentam os casos de erros médicos e displicência/negligência. Há muitas alegações para tal, como estafa (palavra substituída pelo anglicano stress), fadiga (palavra substituída pelo anglicano stress), cansaço (palavra substituída pelo anglicano stress) e insatisfação pessoal com o local de trabalho (frase substituída pelo vocábulo stress). Sei lá se se pode justificar tais atos pura e simplesmente com uma palavra - muitas vezes é a má vontade que impera.

Planos de saúde são mestres nisso. Roubam nossa grana e cagam no nosso atendimento. Não só aqui, mas em outros países também. Estados Unidos que o diga.

Michael Moore, o famoso documentarista de Tiros em Columbine e Fahrenreit 9-11, critica o sistema norte-americano de convênios médicos particulares por meio de histórias e estatísticas, como de cidadãos que tiveram tratamentos médicos negados ou foram forçados a declarar falência para poder pagar por eles. O documentário, chamado Sicko - $O$ Saúde, também faz comparações com o sistema de saúde de outros países.

Rá, imagina se comparasse com o Brasil. Ia empatar, porque até parece que os EUA são essa for de jasmineira que parecem ser...

Sicko - $O$ Saúde estréia amanhã no Brasil. Mais info no site oficial do filme.

Como diz a capa do filme, this might hurt a little (isso vai doer um pouquinho)... Chega hoje aos cinemas do Brasil. Em BH, está no Diamond e no Usiminas Belas Artes.

Nenhum comentário: