Páginas

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

A inveja é uma m...

Globonews pode transmitir em sinal aberto

A TV Globo fez uma consulta ao Ministério das Comunicações sobre a possibilidade de abrir o sinal de seu canal de notícias. Antes da Record News estrear, a interpretação era de que uma mesma cidade não poderia ter uma empresa com duas outorgas de geração.

“O único interesse da TV Globo foi consultar as autoridades para entender qual foi a interpretação jurídica que, na atual legislação, permitiu à Rede Record operar uma segunda rede. Não descartamos a hipótese de, se for legal, adotar o mesmo procedimento no futuro, mas ainda não há nada concreto”, explicou a Central Globo de Comunicação.

Nos bastidores do Ministério, já havia a informação de que tanto a Globonews como a BandNews haviam feito a consulta. Oficialmente, a direção do canal de notícias do grupo Bandeirantes descartou a hipótese.

---
Vejamos então. A Record cria o canal de notícias na rede aberta. A Rede Glóbulo "pergunta" ao Ministério das Comunicações se "isso pode". Sempre me pareceu, leigamente observando, que era possível sim. Mas nunca acontecera antes.

O fato de a Record ter criado o Record News é, sem dúvida, inovador. Criar um canal só de notícias na rede aberta é algo, no mínimo, cabuloso de interessante. (Detalhe que eu ainda não estou discutindo o conteúdo, porque ainda não assisti.)

A Band já se manifestou: não vai colocar a BandNews na rede aberta porque não tem perfil para isso. Tudo bem.

O que a Rede Glóbulo manifesta neste momento, pelo menos para mim, é uma pontada de inveja. "Se a Record pode, porque eu não posso?" Fica parecendo disputa de pinto: o meu é maior, então ganhei!

Fica parecendo que é apenas uma inversão de monopólios. Mas desde o começo eu, sinceramente, torço para que a emissora do Edir Macedo (apesar da vinculação com a Ecclesia Universalis del Regno de Dios...) seja, pelo menos, diferente. Ainda que seja mais do mesmo, sendo ela mesma, sem necessidade de cópia da rival. Difícil, mas não impossível. Como está estampado na capa de um dos discos do Gabriel o Pensador: "Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo".

Aqui em BH, a Record News pega no canal 27 UHF, a antiga Rede Mulher.

Nenhum comentário: