Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2007

O Papa não é Pop (parte 4)

Mais uma do Joseph. Mais uma do Bentinho dezesseis.

O sumo pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana, Sua Santidade o Papa Willy Gonser, mais uma vez levanta uma polêmica desgramada. Depois de voltar com as missas em latim (Pie Iesu Domine, Dona Eis Requiem. PLAFT!), sua santidade afirma: a única fé verdadeira é a católica. A Igreja Católica seria a única igreja "plena" - o que pode ser considerado como um chute no saco do Ecumenismo.

Além de ser uma decisão que vai bater duro em outras religiões - principalmente o Protestantismo - tal atitude do Joseph será por muitos considerada medievalesca. Por mim, principalmente.

Segundo esse documento, Joseph considera a Igreja Católica como única "Igreja", que o resto são "apenas" Comunidades Cristãs. E qual é a diferença?

A diferença está pura e simplesmente no termo. Igreja é mais pomposo - mais elegante, diga-se de passagem. É como se o Joseph falasse: eu estou com a verdade, o resto é mentiroso.

A verdade está lá fora. Longe de qualquer manifestação humana. Se a Igreja Católica é guardiã de uma verdade, esta foi, certamente, distorcida pelo tempo - e, por que não dizer, foi corrompida pelo poder que ela exerceu na época das Cruzadas e outras mais. A "Santa" Inquisição que o diga.

Mas uma parte do documento que achei, no mínimo, curiosa: a fé católica seria o único meio, a única forma pela qual a salvação pode ser alcançada. A salvação via Jesus Cristo. Mas, porém, contudo, no entanto, entretanto, todavia, isso não quer dizer que quem não é católico não vá ser salvo. Isso não implicaria que outras religiões (até não-crsitãs, olha só!) estivessem livres dessa salvação, ainda que não se convertam à fé do "meo pae". No mínimo, contraditório: se não precisa ser católico para ser salvo, pra que ser católico então?

Aí vem a resposta, na ponta da língua complicada do Joseph: os não-católicos teria mais dificuldade para buscar o bem e a verdade - virtudes que levariam à salvação. Interprtando o Joseph: "vocês podem até ser salvos, mas com a gente é mais fácil". Ou seja, eles estão monopolizando Deus. Um Deus que nem deles é por direito (qualquer livro mediano de História da Idade Média conta o que acontecia). E eu temo por isso - vai que o Joseph quer fazer uma Contra- Reforma? Será que ele vai publicar um novo Index Prohibitorim?

MC Bentinho depois da visita ao Brasil. Contribuição Banguela.

Não duvido de mais nada. É um fanfarrão esse Joseph.

Nenhum comentário: