Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Fabricando Tom Zé

Eis a dica de cinema desta semana: Fabricando Tom Zé.

Um dos mais controversos tropicalistas brasileiros virou personagem principal de um documentário realizado em 2006 por Décio Matos Jr. O fio condutor do doc é a turnê de Tom Zé pela Europa, em, 2005.

O curioso da história é que Tom Zé gostou do filme, mas disse que ia processar o diretor: Dei autorização a ele para fazer o filme, contanto que não usasse depoimentos nem de Gilberto Gil nem de Caetano Veloso. Porque ninguém faz nada no Brasil sem consultar Gil e Caetano. Quando fui ver o filme, lá estavam os depoimentos dos dois. Quando me queixei, ele disse que me respeita como músico e eu teria que respeitá-lo como documentarista.

Controverso, polêmico e uma pessoa que, coerente consigo mesmo, adora quebrar expectativas. Esse é Tom Zé, um dos caras mais importantes do cenário musical brasileiro. No entanto, meus caros, ele é mais famoso lá fora que aqui dentro, terra-máter do cantor. Que coisa, não?

Fabricando Tom Zé chega nesta sexta-feira 13 nos cinemas. Mais sobre o filme, clique aqui.

UPDATE: Em BH, o filme está em cartaz no Usina Unibanco de Cinema: Rua dos Aimorés, 2424 Santo Agostinho/Lourdes (quase esquina de Bias Fortes).

Preparando-nos para o filme, eis um clipe do cara. O amor é um rock.


"O amor é um rock
E a personalidade dele é um pagode"

Nenhum comentário: