Páginas

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Quem é o culpado?

TV Globo se livra de pagar indenização para advogados de Suzane Richthofen

Os irmãos Mário de Oliveira Filho e Mário Sérgio de Oliveira, advogados de Suzane Richthofen, condenada por matar os pais, não conseguiram obter indenização por danos morais e materiais da TV Globo. A alegação é que o trabalho da dupla foi prejudicado pela entrevista que Suzane concedeu ao "Fantástico", onde uma conversa em que seus advogados a orientavam a simular emoções para a câmera foi exibida. O pedido foi considerado improcedente no dia 10/01.

Na ocasião, seus advogados conseguiram que o trecho fosse retirado da fita anexada aos autos, mas mesmo assim resolveram processar o canal. Segundo eles, a reportagem foi editada de forma a desrespeitar acordo feito entre os advogados e a emissora. Porém, o juiz Jomar Juarez Amorim, da 3ª Vara Cível Central de São Paulo, considerou que a "liberdade jornalística, pela sua dimensão constitucional, sobrepõe-se ao sigilo profissional e também prevalece sobre a suposta privacidade de uma conversa, inadvertida e de bastidores, sem qualquer conteúdo sobre a vida dos interlocutores".

----
Cara, eu não sei o que é pior nessa história toda: a desfarçatez da Von Richtofen ou a tentativa de a Rede Globo se tornar um novo Poder Judiciário - já que o nosso anda meio capenga. Já pensou se a Globo fosse um tribunal? (Pra ser sincero, nem precisa pensar: de certa forma ela já é uma inquiridora feroz...)

Mudando de alhos pra bugalhos.

Isso ainda está vivo na mente: o caso da mulher que abandonou a criança na Lagoa da Pampulha. Eu não vou muito com a cara da Helena Barone (apresentadora do Jornal da Alterosa), mas ela disse uma coisa, quando da sentença de Simone Cassiano, que, se eu não pensasse a respeito como estudante, não pensaria sequer como profissional.


Quem julgou a Simone Cassiano não foi o júri, mas sim a imprensa. A imprensa. E às vezes fico em dúvida sobre o tamanho da culpa - sim, Simone Cassiano deve ser julgada por abandono de incapaz, mas como a coisa tomou forma, isso foi determinado pela imprensa.

Cada dia que passa, fico com mais estranheza desse mass media.

Nenhum comentário: