Páginas

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Nelson da Rabeca e Dona Benedita

Quem me conhece sabe que adoro fuçar coisas da internet. Ainda que eu vá nos mesmos blogs, sites e afins, eu costumo adentrar em links nunca dantes clicados.

Quando eu procuro novidades musicais que estão ainda no underground, ou que não estão no undergound mas são pouco divulgadas (como os shows do Nação Zumbi ao vivo em Montreux), eu busco no Feijão Tropeiro. Que, diga-se de passagem, me deu uma ótima dica de site para divulgação da música brasileira.

Estou falando do blog Ritmos Brasileiros. Fuçando esse site, descobri um artista nordestino chamado Nelson da Rabeca.

Nelson dos Santos, nascido em 1929, em Joaquim Gomes (AL), é compositor, instrumentista e construtor de rabecas autodidata. Começou a tocar esse instrumento com quase 60 anos de idade e sua obra musical abrange vários gêneros da cultura rural nordestina, como baião, xote, marcha, forró. Apreciado em Alagoas por um público (ainda) um quanto seleto e reconhecido/valorizado por estudiosos e músicos Brasil afora, Nelson da Rabeca é o tema de um dos oito capítulos do livro Rabeca, o som inesperado (2002), que acompanhou Nelson e mais três rabequeiros do sul do país no processo de construção do instrumento. Em 2006, lançou o CD Segredo das Árvores pelo projeto Toques e Trocas, junto com sua esposa, dona Benedita, parceira nas apresentações (ele toca, ela canta) e em composições. Segredo das Árvores é o terceiro disco de seu Nelson.
(fonte: Ritmos Brasileiros)

Então, trago como sugestão auditiva para o fim de semana esse senhor. Seu Nelson

Para fazer o download do álbum, clique aqui. E boa música!

Um comentário:

Ladoocultodocerebro disse...

Eu sou muito fã do Nelson da Rabeca, mas queria conseguir outros discos dele, porque só encontro esse excelente Segredo das Arvores.