Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Sumiço involuntário

Foi mal o sumiço, galera. De quinta para cá não tive sossego nos estágios que tou fazendo esse mês. Portanto, peço a vocês um pouquinho de paciência, que eu vou atualizar essa bagaça aqui a torto e a direito!

Mas eu sumi também porque fiquei embasbacado e abestado com uma coisa que soube do nosso "estimado" e fanfarrão governador Aécio Neves. Diga-se de passagem, me preocupa muito:

Diante da situação caótica do sistema prisional em Minas Gerais, o governador Aécio Neves (PSDB) tenta atrair a iniciativa privada para construir e gerenciar penitenciárias no estado. O objetivo é criar 3.100 vagas. O processo de consulta pública será aberto hoje, para que os empresários possam tirar dúvidas e apresentar sugestões para o edital de licitação. O prazo para a discussão foi estipulado em 60 dias.

As cadeias do estado enfrentam problemas hidráulicos, elétricos, com celas inapropriadas. A situação se agravou nos últimos meses com a morte de 25 presos depois de um incêndio na cadeia em Ponte Nova, em agosto do ano passado, e oito presos no início de janeiro, vítimas de um incêndio semelhante, na cadeia de Rio Piracicaba.

O governo de Minas administra 55 unidades prisionais, com 22 mil detentos, além dos 15 mil nas celas das cadeias públicas. Muitos presos já foram condenados pela Justiça e aguardam vaga no sistema prisional. Segundo a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, o déficit de vagas pode chegar a 70 mil, que é o número de mandados de prisão não cumpridos. O dado é contestado pelo governo, que alega que muitos mandados são referentes à mesma pessoa, sem contar os que já morreram.
(Fonte)

Primeiro: isso pode ser uma tentativa deslavada de privatizar cadeia. E isso me atormenta. Não confio o bastante para deixar preso na mão de empresário.

Segundo: o complexo penitenciário vai ser construído em Ribeirão das Neves, a mais violenta das cidades da Região Metropolitana. Isso muito me atormenta, já que conheço aquele povo sofredor de Neves.

No mais isso só tem uma palavra. Insanidade do Neto do Tancredo. Mais uma, na verdade. E o pior: não há questionamento público sobre o local que vai receber a cadeia. Há uma consulta pública, mas do jeito que a carruagem anda em Minas, é só o Aécio puxar o arreio que a mula da população vai direitinho.

Eu fui ao lançamento da PPP na última quinta. Era melhor ter ido ver o filme do Pelé...

Um comentário:

Cind Canuto disse...

Bruno, devo dizer que não há tanta diferença assim entre as mãos de um empresário e de um político... até porque eles são muito parecidos, às vezes coincidentes. ce sabe