Páginas

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Piratas: como dizer não?



Tá. Todo mundo tem um discurso anti-pirataria afiado na ponta da língua. Prejudica o artista, promove o crime organizado, etc. Mas pelo menos para mim a questão da pirataria, no Brasil, é muito mais complicada que se pensa. Envolve fatores econômicos, sociais e, lógico, as gravadoras.

Raciocina comigo: um CD original, novinho, custa numa loja mais ou menos 20 reais. É isso. Caro, não? Pois bem: gostando você de música, mas sujeito a uma situação sócio-econômica que te impede de gastar 20 paus com um disco, opta por uma solução mais barata: os CDs vendidos seja na Vinte e Cinco de Março em São Paulo, seja no Shopping Oiapoque, aqui em BH.

Não, eu não estou defendendo a pirataria. O que quero dizer é que existe pirataria porque os preços de CD em loja são deveras absurdos em relação a o que um "brasileiro médio" (como diria o IBGE...) pode gastar.

Para mim, existe uma grande hipocrisia e uma falsidade por parte de alguns artistas no que se refere a esse assunto. A Xuxa, então?... É mestre em fazer isso... Quantas vezes você já ouviu o camarada dizer "não compre pirata", "ajuda a gente aí", "não financie o crime organizado", e outros blás mais? E você: excetuando o Agnaldo Timóteo, você já viu algum artista realmente agir para coibir a pirataria?

Pois bem, neste último fim de semana eu vi.

Sábado passado, dia 16 de setembro, houve no Parque Municipal a comemoração dos 70 anos da Rádio Inconfidência. Quem estava lá não me deixa mentir. A última banda a se apresentar, o Tianastácia (diga-se de passagem, bem conhecida no "cenário" rock mineiro) tomou uma atitude que, na falta de uma palavra melhor, qualifico de "louvável". Em vez de apenas ficar falando, o pessoal da banda resolveu tomar uma atitude de vender os seus CD a um preço acessível. Colocou 500 CDs para vender lá no local a R$ 5,00 cada. Cinco reais. Uma decisão aplaudida pr todos que estavam presentes. Inclusive eu.

São atitudes como essa que eu gostaria de ver. Agnaldo Timóteo fez coisa parecida em São Paulo.

Em vez de falar, agir. Em vez de criar animosidades, botar a mão às obras. E só espero que essa atitude do Tia não seja mera jogada propagandística, de promoção da banda, apenas. Mas um compromisso contra os Piratas do Paraguai. Ou da China...

Nenhum comentário: