Páginas

quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Passando a sacolinha...

Pois bem. Sabem a novidade? Sou vizinho da mais nova igreja evangélica do bairro. Digamos que é vizinhança muro-a-muro. Não, isso não me incomoda: não é o barulho alto do teclado, não são as vozes desafinadas dos ministros de louvor; muito menos o violão em "si sustenido". Não, realmente isso não me tira do sério. O que me deixa puto é a "divina" e eterna controvérsia do dízimo.

Já leram Max Weber? "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo"? A pergunta que fica é:
O protestantismo legitimou o capitalismo ou o capitalismo que legitimou o protestantismo?

Sabe por que estou perguntando? Eu devia ter gravado... Terça-feira 05, à noite, ouvi o discurso de uma... Pastora, missionária, sei-lá-o-quê. Mas era mulher. E ela defendia "com a boca cheia" a importância do dízimo. Que dez por cento não era nada em vista do que Deus prometia para conosco. Que quem não dizimava era um pecador e que estava resignado a viver sem as bênção divinas...

Ai, ai... E desde quando as bênçãos divinas estão intimamente ligadas a bens materiais? Será que essa estipulação de dez por cento não é meio... Arbitrária? Por que nã pode ser cinco? (Tá na Bíblia? Me mostra!)

Se alguém que me lê é de BH, já deve ter ouvido falar na monstruosidade que é a Igreja Universal da av. Olegário Maciel, no bairro de Lourdes.

Cabem 5.000 (eu disse cinco mil) pessoas sentadas (eu disse 5.000 sentadas!) nesse templo. Aí eu me reporto aos meus primordiais ensinamentos bíblicos de humildade, temperança e nada de ostentação. Tudo isso construído com dízimos de fiéis.

Precisa disso tudo? Precisa desse apelo material para se ganhar o reino dos céus? Não bastam as boas atitudes, o coração nobre, a vida limpa? Ah, tenha dó!

Se você que lê se achou ofendido com essas palavras que eu disse aqui, eu não te recrimino, já que você faz parte de uma máquina manipulativa que apenas quer seu dinheiro - leia-se Universal do Reino de Deus. Mas eu estou tentando te alertar. Quem tem ouvidos, que ouça. E cada qual no que acha que é melhor.

Não, não estou possuído pelo demônio, mas pelo espírito da sensatez. Isso é sinal de discernimento, que é sim um dos ensinamentos bíblicos. O que não é bíblico é usurpar 35,00 de quem necessidade desse dinheiro para comprar o verdadeiro pão nosso de cada dia.

Um comentário:

Anônimo disse...

O comentário que tenho a fezer é respondendo a pergunta do Bruno :Será que essa estipulação de dez por cento não é meio... Arbitrária? Por que nã pode ser cinco? (Tá na Bíblia? Me mostra!)

Em Deuteronômio 12:6, Deuteronômio 14:22, Malaquias 3:10 e muitos outros versículos há uma ordem, que é a de dizimar.
O dizímo é 10% porque é esse o significado dessa palavra.
Dicionário Silveira Bueno: significado de dízimo:A décima parte.