Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Esqueça a sinopse - é David Lynch.

Chega neste fim de semana o mais recente filme produzido por David Lynch: Inland Empire. Apesar de estar chegando hoje no circuito comercial, eu já vi esse filme em outubro, no .INDIE2007.

Antes de tudo: para assistir a esse filme, esqueça a sinopse. Não que ela vá cortar o barato do filme, mas é porque simplesmente a sinopse não funciona.

Não há por que escrever uma sinopse de Inland Empire. Sinopses são, geralmente, lineares. Lynch, não.

Não há como contar a experiência de se assistir a 180 minutos de filme. Cada um absorve esse filme de um jeito, e eu absorvi meio embriagado de sono - eu o assisti durante o .INDIE-2007, evento gratuito de cinema realizado em Belo Horizonte que mostra filmes de várias partes do mundo, e Inland Empire foi um deles. Eu descobria Lynch e sua loucura desconstrutora e crítica.


O que quer mais que eu diga? que é bom ou ruim? que vale ou não vale a pena ver? se eu gostei ou não? Deixe de preguiça, assista enquanto está no cinema. É um filme emblemático, do tipo que te deixa incomodado depois que você sai da sala de projeção. Mas não terá graça nenhuma você ver Império dos Sonhos em DVD.



Post dedicado a Douglas Lisboa, Pedro Hilário e Lívia do Valle. Essa daqui aaaaama o filme...

Nenhum comentário: