Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Crédito indevido

É de se espantar o quão sacanas ou distraídos são alguns elementos da classe jornalística. Recentemente passei por uma situação desagradável e desconfortável, que resumirei a seguir.

Sexta-feira, 14 de dezembro, publiquei no portal da UFMG a foto de uma matéria sobre aluna da Faculdade de Letras que tinha ganhado um prêmio da Academia Brasileira de Letras.

Confira aqui a notícia.

Pois bem. Na terça-feira, um jornalista do O TEMPO liga na redação de onde trabalho, áspera e desesperadamente procurando pela foto da Letícia, a ganhadora do prêmio acima; este senhor queria publicar uma nota sobre ela, e procurava quem tivesse tirado uma foto dela.

Ao ficar sabendo disso, me prontifiquei a mandar a foto para este senhor. Eis o Screen do e-mail:

Clique na imagem para ampliar.

De bom grado, mandei as quatro fotos que bati da Letícia. E pedi que os créditos fossem colocados, tal como no e-mail.
Ontem, para minha surpresa, a foto que eu mandei foi o publicada. Com o crédito de outra pessoa.


Clique na imagem para ampliar.

Só para constar: o nome do jornalista que me procurou pela foto e publicou a notícia é Douglas Resende, do O TEMPO.
E aí eu te pergunto: dá para confiar na minha classe? Dá pra ter esperança de que boa coisa pode ser feito no jornalismo com esse tipo de comportamento, sendo que não há sequer respeito mútuo?
Para clima de festa é que não estou. Quanto mais conheço o homem, mais adoro o meu cachorro.
Post dedicado ao Walter Carrilho.

Um comentário:

Walter Carrilho disse...

Meu caro Bruno: Jornalista é uma racinha fdp. Não é a toa quer alguns se dão tão bem com os deputados. Muita canalhagem. Que bom que foi só a foto. Tem cara que rouba a matéria inteira. abração.