Páginas

terça-feira, 8 de abril de 2008

Sente a maresia... (parte cinco)

Resumão dos últimos acontecimentos:



1. Quinta-feira, 03 de abril:

- Policiais reprimem estudantes por causa da exibição de um filme no Instituto de Geociências da UFMG (IGC-UFMG). Cinquënta policiais se apresentam para a tarefa. Oito ou dez blazers, uma ambulância do SAMU, um helicóptero. A ação violenta dos meganhas deixa os universitários e professores com os nervos à flor da pele.



2. Sexta-feira, 04 de abril:

- Estudantes e professores paralisam as atividades no IGC.
- Reitoria solta nota tentando explicar o que aconteceu. Cria comissão para apurar o ato.
- Convocada assembléia no IGC para as 14h. Lá, os vídeos que mostram o que ocorreu são mostrados. Fotos, idem. Discussão, DCE presente e fazendo média. Eu exponho a minha opinião:
"Vamos parar de pensar que o que aconteceu foi um ato que remonta à Ditadura. Vamos parar com isso! Temos que pensar no que aconteceu sem aquele saudosismo da época!".
- Decidido: ato público na Reitoria às 12h de segunda.



3. Segunda-feira, 07 de abril:

- Estudantes vestidos de preto realizam ato público na Praça de Serviços. Logo após, ocupam a reitoria. Foto de Paulo Cerqueira/UFMG.

- Conselho Universitário, órgão supremo da UFMG, é convocado em regime extraordinário para discutir entrada de PM no campus (ver nota no site da UFMG aqui).

- Reitor e vice-reitora realizam reunião com estudantes no auditório da reitoria. Ronaldo diz: "Vamos buscar compreender o que aconteceu. Certamente, [a autorização para a intervenção da PM] não foi aqui da administração central da Universidade." Ele não concorda com a ocupação do espaço

- 17h30: ao chegar em casa, escuto na Rádio Itatiaia a declaração de Marco Túlio Melo, do DCE, dizendo que queria saber por que foi tão dura tal reprimenda, para algo tão banal - e por que essa intervenção foi feita pela PM. Seme Gebara, diretor de assuntos estudantis, declara que essas explicações só poderão ser dadas pelo reitor Ronaldo Pena e pela vice Heloísa Starling.

- Terminada reunião com reitor, estudantes decidem manter a ocupação (veja aqui).


Hoje, terça-feira, 08 de abril:

- A ocupação continua. Assembléia marcada para as 12h, na reitoria.


Depois que acabar tudo, me manifesto.

Nenhum comentário: