Páginas

domingo, 6 de junho de 2010

Álbum da Semana: Trio Mocotó - Trio Mocotó (1975)

Um dos motivos de eu ter retornado a escrever foi o conforto de falar das coisas de que gosto: política, música, filmes, livros, de mim mesmo. Enfim, para inaugurar o comentário 2010 sobre músicas/álbuns que escutei, vamos começar com o Trio Mocotó.



Trio Mocotó é uma banda de samba-rock, ritmo brasileiro.

O Trio Mocotó foi formado em 1968 na Boate Jogral, onde Fritz "Escovão", João "Parahyba" e Nereu Gargalo trabalhavam. Na época, a boate paulistana era o grande ponto de encontro da música brasileira e os três contratados da casa acompanhavam diariamente nomes como Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho, Cartola, Paulo Vanzolini, Manezinho da Flauta, além das históricas "canjas" com artistas brasileiros e outros ilustres visitantes como Duke Ellington, Oscar Peterson, Earl Hines.

Uma dessas canjas começou a se tornar frequente: Jorge Ben no violão, Fritz na cuíca, Nereu no pandeiro e Joãozinho com sua mistura de timba e bateria. Nessa época Jorge Ben estava morando em São Paulo e estava sem gravadora. A batida que nasceu desse encontro se transformou em marca registrada e levou Jorge Ben e o trio definitivamente ao estrelato. E foi essa batida que deu origem ao samba-rock. No próprio Jogral, Jorge e o trio assinaram com a Philips para a gravação de seu novo disco. O trio acompanhou Jorge em praticamente todas as faixas incluindo Que Pena, Domingas, Take It Easy My Brother Charles e País Tropical.


Eu conheci o Trio Mocotó por meio de um vinil de coletânea de samba que tem aqui em casa, chamado Samba Sambão, de 1975. Nesse disco, há algumas faixas desconhecidas - mas que adoro, como "Quando o Surdo Faz Bum", de Beto Scala, "O Patrão Mandou", de Paulinho Soares, e por aí vai. Nesse vinil, a música que representava o Trio Mocotó era "Xuxu Melão". Hoje, eu tenho certeza de que, do álbum citado, "Xuxu Melão" é uma das piores faixas do disco. Sendo que a música ainda é excelente.

O disco começa com "Não Adianta". Um samba meio dor de cotovelo cantado em coro, uma coisa meio esquisita para mim. Cantar samba em coro? E detalhe: começa com uma espécie de piano... Mas acabou que gostei do que ouvi. Achei bacana, interessante, diferente - ainda mais por serem paulistas fazendo samba, coisa diferente de se ver.

O disco segue, com várias faixas animadas como "O Meu Violão", "Toda Tarde", "Sossega Malandro" e outras. Todas muito bem trabalhadas e construídas para o samba. E eu que pensava que o Trio fosse algo menos... Menos elaborado. Não, dependendo da faixa rola até violino. Creia.

No geral, um álbum bacana a ser baixado e ouvido. Trio Mocotó é uma banda que, pelo menos para mim, tem importância na música brasileira. Gostei pra caramba - tá, tem algumas coisas com as quais me decepcionei, como a duração das músicas (que, dependendo, é maior que o necessário) e com a quantidade de repetições por causa dessa duração das músicas ("Não adianta" ficaria bem melhor em 2 minutos e meio. Mas tudio bem.).

Mais info no myspace dos caras.




Nenhum comentário: