Páginas

terça-feira, 13 de maio de 2008

13 de maio

Acordei hoje, como se fosse um dia normal. Liguei o computador, olhei meu e-mail - enquanto ouvia o esporte no rádio. Seis e meia começa o jornal. O narrador fala:

- Bom-dia! Hoje é terça-feira, treze de maio de 2007. Belo Horizonte está com tempo nublado e frio...

Até o momento no qual o narrador tinha dito, eu não tinha caído em mim sobre que dia era hoje. Porra, um dia qualquer, né? Quando ele diz "Hoje é terça-feira, treze de maio...", tomei um susto: porra, dia da Abolição! E voltei a fazer minhas coisas de praxe.

Hoje é dia 13 de maio de 2008, quando se completam 120 anos da abolição da escravatura.

E por que apenas me assustei e não reverenciei essa data? Porque só mesmo os "Tintas-Fracas" da vida que a reverenciam como "OH! O MARCO DA LIBERDADE DO NEGRO!". Liberdade não, meu nego. Vamos sair por aí comemorando? Não, meu nego.

O que fez a Isabel nesse dia, há 120 anos? Assinou um doc que alforriava todos os negros escravos e garantia a eles a liberdade. Tá: o negro fez-se livre, mas não se fez independente. Uma coisa é uma coisa; outra coisa...

Enfim, isso 'ces tão carecas de saber. Só postei para constar. Quer comemoração? Assista a Rede Glóbulo.

Nenhum comentário: